TUDO que você precisa saber sobre ser ruiva

Posted in Beleza by

Eu sou ruiva há 3 anos e já tive várias tonalidades do ruivo acobreado. E hoje eu vim ajudar quem tá começando nessa jornada ou quem tem vontade de mudar a cor e entrar pro time das #ruivettes.

Vamos pro meu primeiro conselho sobre ser ruiva:

Pinte no salão pelo menos as três primeiras vezes

Se você não for uma expert cabeleireira ou já estiver acostumada com coloração, NÃO pinte em casa. Não tente transformar a sua cor em um ruivo que você viu na internet, porque a chance de você manchar e estragar o seu fio é gigante.

O ruivo é a cor mais complicada pra se passar no cabelo! Tô te avisando: pra ser ruiva TEM que ter paciência e força de vontade, porque é preciso cuidado e hidratação.

Se você for morena, dificilmente você vai conseguir chegar no ruivo que você quer de primeira em casa, sozinha. Sabe aqueles vídeos que você vê falando “De morena a ruiva sem descolorir”? Cuidado, porque essas informações podem ser erradas e normalmente não é assim que funciona.

Vou precisar fazer decapagem (descolorir) antes?

Cada cabelo é de um jeito, por isso é importante fazer no salão pra poder fazer direito.

Tenho cabelo da cor X e quero ser ruiva, vai ficar igual o seu?

Não sei, porque, de novo, cada cabelo é de um jeito.

Depende da sua base. E o que é a base? É a cor que você tem atualmente no seu cabelo. Hoje a minha base é Beautycolor desbotada, mas a de outra ruiva vai ser outra base, a sua pode ser a cor natural do seu cabelo.

Passei a cor X e quero usar a sua tinta, vai ficar igual?

A chance de ficar igual igualzinha mesmo é pouca, porque cada cabelo tem uma base diferente. Vai ficar parecido, mas igual, cópia, 100% a mesma coisa, não.

Ah, então como vou saber qual tinta usar se não vai ficar completamente igual?

Se você já é ruiva: procure ruivas que tenham a base parecida com a sua ou faça o seu cabelo ficar na mesma base que você quer diminuindo ou aumentando a quantidade de oxigenada na mistura.

Se você quer ficar ruiva: vá ao salão.

As duas primeiras aplicações da tinta ruiva saem MUITO rápido. O ruivo desbota rápido normalmente, mas no início você provavelmente vai ter que tonalizar de duas em duas semanas ou menos. Porque o fio ainda não acostumou com a cor, não pigmentou direito, então é como se a tinta escapulisse rápido. Depois o cabelo acostuma e até desbotado fica bonito.

De quanto em quanto tempo eu pinto?

Cada cabelo tem o tempo de crescimento e desbotamento, então você que tem que decidir isso. Normalmente eu pinto uma vez por mês e tonalizo de 2 em 2 semanas. Às vezes eu só pinto a raiz porque achei a cor do resto do cabelo bonita.

Eu pinto a sobrancelha?

Sim e é muito fácil. É só pegar o resto de tinta que você estava aplicando e passar na sobrancelha. Deixar por menos tempo, tipo 15 minutos e tirar.

É importante lembrar que o ruivo fica de uma cor em luzes diferentes. Na luz fria ele fica mais fechado, meio castanho ou bem acobreado. Na luz natural fica MUITO vivo, quase um boneco chuck. Então quando você for olhar qual ruivo a pessoa usa, pegue como referência fotos que não tenham efeito. Eu não mudo a cor do meu ruivo na internet porque gosto de deixar o mais natural possível.

O que é tonalizante?

É um produto que ativa a cor do seu cabelo, como se fosse um lápis de cor, mas não tem amônia e não precisa de oxigenada. Você mistura no creme branco – tipo condicionador ou máscara de hidratação – e deixa no cabelo por volta de 25/30 minutos. É maravilhoso. Eu uso o Keraton Cobre, mas existem outros muito bons.

Te falei que ser ruiva é complicado, né? Então.

Se você quer deixar o seu cabelo mais vivo, com a cor mais aberta, use uma numeração mais alta (30 ou 40) de oxigenada na mistura. Se você quer mais fechado, diminua o número da ox.

Você vai aprendendo com o tempo como criar a cor que você quer. Se você pegar o jeito, vai saber quais tintas misturar pra ter o efeito que você viu em alguém. O que eu faço é:

Eu olho a base que está e decido se quero mais claro ou mais escuro, dependendo do meu humor. Aí eu uso a ox mais alta ou mais baixa.

Algumas regrinhas que eu criei pra mim pra manter o meu ruivo sempre impecável:

  • Nunca deixo raiz. Deu meio centímetro eu já pinto.
  • Tonalizo e hidrato sempre.
  • Uso apenas tintas de qualidade.
  • Ao pintar, fico observando como está a cor.

Qualquer mudança que eu vá fazer, tipo adicionar outra cor, brincar com as pontinhas do cabelo – que nem quando eu fiquei com o cabelo roxo-, eu faço no salão com um profissional.

Pinto a sobrancelha.

Qual tinta eu uso?

Sinto te dizer, mas eu estou sempre mudando de tinta. Eu não tenho UMA específica, porém gosto de testar tonalidades novas e escolho o tom que estiver com vontade de usar no mês.

As minhas tintas preferidas são a Igora 8.77 + 0.77, a Majirel 7.4, a Alfaparf 8.4 e a que eu tenho usado bastante há alguns meses é a Beautycolor 76.44.

Todas essas tintas são ruivo acobreado, mas tem pequenas diferenças que me ajudam a decidir qual o tom de ruivo quero ter.

A Majirel tem mais espessura e é difícil de tirar totalmente do sachê, então uso quando não quero economizar na tinta. A cor fica mais avermelhada e por isso eu amo, porém de todas é a que desbota mais rápido.

A Alfaparf, se usada com ox 20, deixa o cabelo mais escuro, com um avermelhado mais fechado. Com a ox mais clara, tipo 40, fica um laranja mais aberto. Já a Igora é a minha preferida porque fica o cobre natural mesmo, igual ao da Marina Ruiva Barbosa, mas se utilizado com ox 30 ou 40 fica muito aberto!

A Beautycolor é a opção mais em conta que eu já testei e também a que fica mais tempo no cabelo. Fica bem aberta, avermelhada e é ótima pra quem não quer gastar muito com tinta.

Bem, e é isso gente! São muitas informações, né? Eu fico feliz de compartilhar.

November 22, 2017
Previous Post Next Post

Leave a Reply